Home » Noticias » Engenho do Porto da Cruz com escoamento

Engenho do Porto da Cruz com escoamento

Engenho do Porto da Cruz com escoamento
O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia, visitou ontem o engenho da Companhia dos Engenhos do Norte, no Porto da Cruz, e falou sobre a evolução da produção de cana de açúcar na Madeira.
“O sector da cana do açúcar e produtos derivados está em grande crescimento e num crescimento sustentável. Em termos de produção de cana vamos ter o melhor ano desde 1984. Isto é, há 30 anos que não tínhamos um ano com tão grande produção e a estimativa é que se produza cerca de 6 mil toneladas”.
Para além deste crescimento acentuado, não esquecer que há doze anos a produção era menos de metade, o governante fez questão de destacar o rendimento dos agricultores. Por cada quilo são pagos 27 cêntimos. “Este sector representa já a criação de um valor próximo dos cinco milhões de euros para a nossa economia. Um milhão e seiscentos vão ser pagos aos produtores e o restante é relativo à primeira produção”.
No engenho da Companhia dos Engenhos do Norte falou-se ainda sobre a promoção do produto junto do mercado interno, mas também no estrangeiro e da possibilidade de aumentar as exportações. Neste caso concreto, “transformamos o passado, esta unidade tem mais de 100 anos, num potencial para o futuro, criando riqueza, criando emprego, que é uma batalha fundamental, e criando valor acrescentado através da indústria”.
O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais adiantou que a produção continua a crescer, isto porque os produtores estão empenhados em novas plantações, e garantiu o escoamento da cana produzida este ano. Os apoios comunitários têm sido fundamentais para o aumento da produção.

FONTE : Diário Cidade
FOTO : Município de Machico

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *