Home » Noticias » Jardim inaugura estrada de ligação da Palmeira de Baixo

Jardim inaugura estrada de ligação da Palmeira de Baixo

Sexta-Feira, 26 de Julho de 2013
Jardim inaugura estrada de ligação da Palmeira de Baixo
A freguesia do Caniçal recebeu, no dia 25 de julho pelas 18:00 , o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, para a inauguração da estrada da Palmeira de Baixo. Esta obra teve por objetivo principal facilitar o acesso automóvel a uma zona importante do centro da Vila do Caniçal, ao criar-se uma via radial que serve um núcleo urbano que anteriormente se encontrava muito limitado, em termos de acessibilidades. A obra é constituída por um arruamento principal, com uma extensão aproximada de 450 m, que liga à E.R. através de uma rotunda, com um raio interior de 8 metros. O arruamento é composto por dois troços distintos, em termos de perfil transversal da via, sendo que o primeiro, com uma extensão de 300 m, tem uma faixa de rodagem de 6 m de largura e dois passeios para peões em ambos os lados, com 1,20 m cada. O segundo, com uma extensão de 150 m, é a reabilitação de um caminho já existente, onde, devido à grande densidade habitacional, não foi possível garantir aquele perfil transversal.

Fica assim assegurado o acesso automóvel a um aglomerado urbano com bastante importância, que se desenvolve ao longo da linha de água. Como é corrente neste tipo de obra, foram previstas as necessárias infraestruturas de distribuição de água, de drenagem de águas residuais domésticas e de iluminação pública.
Nas áreas em que se mostrou adequado, foram executadas docas de estaciona-mento, do tipo paralelo e perpendicular, que permitiram a criação de cerca de 20 lugares para veículos ligeiros.
O ribeiro existente foi canalizado com uma solução em quadro fechado, tipo “Box-Culvert”, com uma secção interior do canal de 3,0 x 3,0 m2, sendo a estrutura resistente em betão armado.
Estes trabalhos, que tiveram um custo aproximado de 1.000.000 euros, com o apoio do programa Intervir + apoiando 85% do custo da obra, foram executados pelas empresas TECNOVIA MADEIRA/TÂMEGA MADEIRA /AFAVIAS, em consórcio, no prazo de 360 dias.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *