Home » Noticias » Marcas do temporal de dezembro de 2013

Marcas do temporal de dezembro de 2013

Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2014
Marcas do temporal de dezembro de 2013
O Parque Desportivo de Água de Pena, construído por debaixo do Aeroporto da Madeira, foi inaugurado com «pompa e circunstância» a 19 de Maio de 2008. Apresentado como um arrojado projeto aberto ao público, este Complexo Desportivo apresenta vários campos polivalentes, onde se inclui um campo de areia para o futebol e voleibol de praia.
A construção deste Parque Desportivo teve como principal objetivo a criação de uma vasta zona lúdico-desportiva destinada essencialmente ao desporto, mas também com uma vertente mais pluridisciplinar, ligada ao lazer e para todas as idades. O Complexo Desportivo de Água de Pena dispõe de campos de hóquei, patinagem, futsal, minibasket, voleibol, andebol, futebol, volei de praia, ténis, padel, squash, madeirabol, áreas de skate/bmx e de desportos radicais, como slide e escalada. Existe ainda um deck panorâmico que percorre à beira-mar quase todo o recinto, e que leva os visitantes até ao clube náutico, onde foi criado um acesso ao mar com varadouro, solários e infraestruturas de praia para os utentes, com duches e zonas-de-estar.
No centro do recinto, encontra-se um anfiteatro que possibilita a realização de vários tipos de espetáculos, como festas de aniversários. O projeto apresentado mostrava a existência de um ginásio, áreas de restauração, zonas ajardinadas, apoio logístico, restaurante, cafés e esplanadas, armazéns, sanitários, zonas para crianças, espaços comerciais, circuitos de manutenção e 311 lugares de estacionamentos. O horário de funcionamento aponta para a abertura do recinto todos os dias, das 10h às 22h. A informação sobre o Complexo sublinhava que, por motivos de controlo de entradas e segurança, o parque de estacionamento que serve o complexo desportivo passou a ser pago. Sendo a tarifa diária de 0,50€, primeira meia hora grátis.
A zona serve de passeio pedonal para muitas famílias numa área aberta, tendo a proximidade do mar como uma mais-valia e alguma vegetação ali plantada. Mas o temporal no início de Dezembro de 2013 veio mudar um pouco o cenário. O mar entrou pelo parque Desportivo de Água de Pena e provocou grandes danos na estrutura. Os vidros de um bar/restaurante ali existente foram todos partidos, por força do arrastamento de pedras. Os esgotos foram danificados e o chão também levantou com a força da água. Passados nove meses após este temporal que causou danos avultados no referido complexo desportivo, os sinais ainda são patentes. Existem espaços de lazer desportivo que mostram danos na estrutura. Parte do chão na zona de acesso ao mar por varadouro está danificado, oferecendo algum perigo a quem por ali passa e faz praia.
O que ainda se vê. A área onde funcionava o bar/restaurante está com vestígios do referido temporal, dado os estragos visíveis a “olho nú”.
O recinto parece não funcionar aos fins-de-semana, a recepção costuma estar encerrada impossibilitando quem ali chega e queira usufruir de um dos espaços desportivos que, apesar de alguns danos visíveis, encontram-se trancados. Para além de algumas iniciativas desportivas e culturais que se têm realizado nos últimos meses numa zona deste Complexo, um dos pontos positivos a registar foi uma ação de limpeza e arrumação e rega de jardins, realizada no início deste mês, promovida por um grupo de 15 voluntários que se juntaram para dar vida aos jardins daquela infrastrutura desportiva. Mudando assim um pouco o cenário local, desviando as atenções do que ainda há por fazer.

Fonte : Tribuna da Madeira

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *