Home » Noticias » Reviver as oito filhas de Tristão Vaz Teixeira

Reviver as oito filhas de Tristão Vaz Teixeira

Sexta-Feira, 02 de Maio de 2014
oito filhas de Tristão Vaz Teixeira
O ‘Mercado Quinhentista’ regressa a Machico para a 9ª edição, a 6,7 e 8 de Junho, este ano com o tema ‘As filhas de Tristão’ A iniciativa, da responsabilidade da Escola Básica e Secundária de Machico, com a colaboração da Câmara Municipal , foi apresentada hoje pelo diretor Executivo da Escola, José Maria Dias, o presidente da Câmara de Machico, Ricardo Franco e o coordenador da Comissão Organizadora, Ricardo Caldeira.

PARA VER O PROGRAMA CLIQUE AQUI >>>>>>>>>>>

“O projeto conta com cerca de 1000 figurantes, 25 grupos de animação, dezenas de escolas, associações e instituições não só do concelho de Machico, como de toda a ilha”, explica a escola em comunicado, relembrando o cariz didáctico da iniciativa. “Estes três dias são o culminar de muito trabalho realizado durante o ano letivo por alunos, professores, funcionários e encarregados de educação”.

“Tristão Vaz Teixeira foi reconhecido enquanto governador, cavaleiro e cristão, mas por abuso de autoridade esteve exilado e ausente da sua jurisdição, período durante o qual a sua mulher, Branca Teixeira, governou a Capitania – algo muito invulgar numa época em que a esfera de afirmação era quase de exclusividade masculina, a mulher era remetida para um papel discreto, relegada para a domesticidade, confinada a espaços interiores, quer laicos quer eclesiásticos”, contextualizam. E prosseguem: “Para a história de Machico ficaram os contributos das 8 filhas de Tristão: Tristoa; Isabel; Branca; Catarina; Guiomar; Solanda; outra Catarina e Ana, todas elas Teixeira. Destas nobres damas destacaremos: Tristoa Teixeira, casada com Micer João Usadimar um rico comerciante genovês; Guiomar Teixeira, nobremente casada com Bartolomeu Perestrelo do Porto Santo (filho do 1º Capitão Donatário); e Branca Teixeira, poderosa mestra e curandeira”.

logodiariodenoticiasfunchal

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *