Home » Noticias » Roteiro Juventude em Ação passa por Machico

Roteiro Juventude em Ação passa por Machico

Roteiro Juventude em Ação passa por Machico
Encontra-se em curso o Roteiro Juventude em Ação, uma iniciativa que pretende divulgar o Programa Europeu Juventude em Ação, ao nível de todo o arquipélago da Madeira, nomeadamente através de uma parceria entre a Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação e a Direção Regional de Juventude e Desporto da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos.


Ao nível da RAM, foram realizados 7 workshops formativos em diversos concelhos, nomeadamente Funchal, Câmara de Lobos, Calheta, Porto Moniz, Santana e Machico.
Este fim-de-semana, 9 de novembro, realiza-se a última edição do nível um deste Roteiro, na Escola Básica e Secundária de Machico, dirigida a 40 representantes de associações juvenis, desportivas, juntas de freguesia e câmaras municipais.
Até ao momento já integraram esta ação 240 dirigentes associativos, técnicos ativos na área da juventude e jovens em geral, de todos os concelhos da Madeira, incluindo o Porto Santo.
Deste roteiro, já resultaram várias candidaturas ao Programa Juventude em Ação, que variam desde as iniciativas locais, aos intercâmbios, ao serviço voluntário europeu e às formações internacionais.
De acordo com os participantes, a oportunidade de participar nesta formação tem constituído uma mais-valia na aquisição de conhecimentos, conceptualização de novos projetos de mobilidade e, de consolidação do trabalho a desenvolver, na área da juventude.
As sessões de divulgação, têm sido ministradas por uma formadora da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação e assenta em metodologias de educação não-formal.
De acordo com a Direção Regional de Juventude e Desporto, esta iniciativa tem sido um verdadeiro sucesso, não se conseguindo dar resposta a todas as solicitações, em termos de participação, dado o interesse que tem acolhido por parte de novas entidades. Salientam também o facto, deste roteiro, já ter integrado mais de 90 organismos, que nestas sessões podem ter contacto com as perspetivas futuras do programa 2014- 2020, nomeadamente do Erasmus+, onde este programa será integrado.
Como aprofundamento desta formação, realiza-se no final deste mês uma formação intensiva para um grupo mais restrito, limitado a 40 participantes, com o propósito de capacitar os interessados na formalização dos seus projetos de candidatura.
Os interessados em conhecer melhor o Programa Juventude em Ação/Erasmus +, devem consultar as informações disponíveis em www02.madeira-edu.pt/ ou dirigir-se à Direção Regional de Juventude e Desporto.

jornaldamadeira

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *